Introdução à Física - Parte 1

  O que é Física?


Lendo algum texto introdutório a essa disciplina, você poderá ler que, do grego, Física significa natureza - mas que parte? Pergunto, pois estuda-se a natureza desde o sétimo ano com olhos voltados à vida no mundo (Biologia) e posteriormente na oitava com um pouco de Química. Que natureza sobra para ser estudada pela Física?

Compreender o que é Física é abrir os olhos para sua importância e aplicabilidade na sua vida, em como ela lhe "atinge". Pois é uma ciência que abrange todas as demais áreas, até fenômenos biológicos e químicos! A Física em si é o conhecimento base para qualquer outro conhecimento, mesmo que você não tenha percebido.


A Física, mais do que a Química ou Biologia, está em qualquer lugar - MESMO! Está no nosso caminhar e movimentos mais variados, está no modo com enxergamos as coisas. Está no modo como organizamos as coisas ao nosso redor, nos cuidados que tomamos no dia-a-dia e em situações de urgência.


Os princípios da Física são fundamentos para todo e qualquer recurso que utilizemos cotidianamente: 

- num prendedor de roupas (na elasticidade do sistema) e no modo como as estendemos (no sistema de forças envolvido);
- no vaso sanitário (na comunicação entre as curvas de seu sistema hidráulico);
- no cozimento do feijão diário (na panela de pressão);
- nos banhos de inverno (na sensação de frio ou quente);
- no cuidado com aparelhos elétricos, até baterias de carro (sua baixa voltagem pode matar, em determinadas condições bem comuns);

A Física não é uma ciência particularmente escolar - você a estuda desde o momento em que nasce! E a desenvolve enquanto vai crescendo e se relacionando com pessoas e as coisas ao seu redor.

Quando você jogava coisas no chão, ou desmontava brinquedos, estava estudando Física, pois procurava dominar a natureza ao seu redor. E Física é justamente isso:

Estudar Física é procurar conhecer os conceitos (definições) e mecanismo das reações de nossa realidade (leis matemáticas) para se viver com maior compreensão e domínio dessa realidade.

E essa realidade, como comentamos, está em todo lugar. Saber identificar que reação ou fenômeno está ocorrendo em determinada situação, além de saber interagir completamente sobre ela é o objetivo do estudo da Física.

  Como saber se entendi algo?

Conforme Johnson-Laird, um dado fenômeno é entendido quando podemos, necessariamente, dominar os seguintes conhecimentos sobre ele:

Causa (o que o leva a ocorrer);
Consequências (o que ele provoca no sistema em que está inserido, ou em outro qualquer);
– Processo de indução (mecanismo de início do evento);
– Métodos de influência (como interagir/controlar seguradamente ele);
– Métodos de prevenção ou evitação (como pode ser).

É importante esse entendimento, pois o contanto com a natureza desde que nascemos nos obriga a conhecê-la e entendê-la do nosso modo - o que nos leva a uma superficialidade do mundo e situações que passamos.

Por que então estudar o "modo dos cientistas"? Pois o modo como aprendemos por nossas próprias experiências muito provavelmente é limitado e falho; conhecer esta perspectiva que a humanidade construiu, através dos tempos, do Universo que nos cerca, é um modo de crescermos junto com ela (e com todos, portanto), para que dominemos um pouco mais do mundo em que vivemos - seja para uma melhor qualidade de vida (com responsabilidade), seja para saciar nosso desejo de saber...

Aliás, uma nova forma de visualização da realidade sempre é bom, para crescermos na compreensão dela - seja a área que for!

Bons estudos!

Um comentário: