4.1. Parte 1: Temperatura

O que vem a ser temperatura?

A qual objeto geralmente associa-se a temperatura? Termômetro? Correto, pois de fato ele mede temperatura. Mas o que é temperatura afinal? Você poderia me responder que ela indica “o quanto de calor tem em um objeto ou ambiente”. Certo, então temperatura indica o quão quente algo está, e de alguma forma mostra o quanto de “energia térmica” este algo tem? Antes de afirmarmos qualquer coisa, analisemos o seguinte:

Quando aquecemos água – numa chaleira, costumeiramente – após certo tempo ela começa a ferver, soltando vapores de água. Se acompanharmos com um termômetro a subida de “quentura” da água, veremos a temperatura subir até chegar a 100 °C, mas não passará disso! Intrigante? Mas por que acontece isso? Afinal, o fogo continua aceso, portanto, calor continua sendo transferido a água  mas por que a temperatura pára de subir então? Eis o limite de nossas associações corriqueiras e coloquiais entre temperatura e calor. Mas o que mede a temperatura, afinal?

Como se viu em outras aulas, analisamos o mundo como formado por matéria estruturada em minúsculas partículas que se arranjam das mais variadas formas: aglomerados de átomos, íons ou moléculas. Pois bem: estas partículas estão em constante agitação e interação umas com as outras, e o grau de agitação destas partículas é justamente o que denominamos, na Ciência, de Temperatura. Ou seja, quanto maior for o nível de agitação, maior será a temperatura.

Podemos imaginar as interações entre as partículas como uma rede cujos vértices são as próprias partículas:

[ESQUEMA]

O vídeo do “Mundo de Beakman” abaixo pode ajudar a esclarecer:

As interações que as partículas exercem sobre as outras as mantém numa “eterna inquietude”, ou seja, estão sempre em agitação. Quando esta agitação pára (o que é teoricamente impossível – a é até hoje, 18/11/2011 também é praticamente impossível, mais pra frente veremos o porquê), denominamos este estado de repouso como Zero Absoluto, ou seja, é o estado em que as partículas param de vibrar e interagir umas com as outras. Esta temperatura equivale a -273,15 °C e, portanto, não há nada mais gélido que essa temperatura – afinal, o que é mais devagar do que algo que já está parado?

No próximo post, verifique como estabelecemos uma escala de medida para temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário